Comunicação e o uso da máscara!

De dorisberaldo | 20 de julho de 2020 | 16:25
Pixabay

Um aspecto bastante trabalhado no Desenvolvimento Comunicativo é o conhecimento a respeito das Barreiras da Comunicação. Entre elas a timidez, o medo de falar em público, preconceito, não saber escutar e etc, mas nunca, nunca imaginaríamos que um dia falaríamos sobre barreiras comunicativas associando ao uso de máscaras. E sim! A máscara tem sido uma verdadeira barreira nas mais diversas situações comunicacionais. Elas surgiram da noite para o dia como parte obrigatória de nosso vestuário, de tal maneira que não podemos mais sair às ruas sem elas, tornando-se tão fundamentais como os já conhecidos chave do carro, celular e carteira.

Em hipótese alguma questionamos a necessidade de seu uso, muito pelo contrário. Conhecer as dificuldades que apareceram com a obrigatoriedade do uso da máscara nos direciona a encontrarmos soluções que possam auxiliar.

A primeira e mais evidente dificuldade é a perda de grande parte das expressões faciais que tanto nos auxiliavam. Agora os olhos assumem o protagonismo desta adaptação em toda a sua capacidade expressiva. Mas, podemos ampliar esta capacidade com as sobrancelhas, movimentos na testa e com a cabeça, assim como o uso de vários gestos. Devemos também incluir em nossos diálogos frases mais descritivas sobre o nosso pensamento, acrescentando as inflexões vocais, oferecendo assim pistas expressivas para quem nos ouve. Todas estas alternativas são válidas e necessárias e o que antes parecia demais hoje é necessário.

Ultrapassar esta barreira da comunicação tem sido uma excelente oportunidade de desenvolver outras habilidades comunicativas, entre elas a atenção, a escuta e os recursos não verbais. Isso também nos faz pensar que as barreiras estão sempre por aí, as vezes surgem novas e somos sempre convidados a ultrapassá-las. Cabe a nós identificarmos o que é necessário para resolvê-las e nos movermos em busca de melhores resultados.